Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Minhocário 2185

  • Minhocário 2185
  • Suprido pelo esterco de vacas leiteiras, minhocário instalado em dois Minhotúneis produz doze toneladas de húmus todo mês.

 

Exclusivamente composta por esterco de vacas lactantes recolhido nas propriedades vizinhas, a matéria-prima usada para suprir este minhocário é tratada num pátio atrás dos Minhotúneis. Em dias alternados, os revolvimentos que promovem a aerobiose requerida pela microfauna sapróbia são realizados com o auxílio do vira-leira: uma máquina movida por eletricidade que, ao caminhar por sobre as leiras, aera com seus tacos rotativos.

 

Numa das etapas da montagem do segundo Minhotúnel, depois da fixação das estacas no terreno, a bobina de lona plástica é desenrolada por sobre os arcos. A etapa seguinte foi a de levantar os arcos e encaixá-los nas estacas, o que também fez erguer a lona por sobre os próprios arcos. Após esta ação, as margens laterais da lona foram enterradas e as margens das extremidades foram fixadas nos arcos das pontas do Minhotúnel.

 

Depois de se ajustar a umidade do substrato ainda nas leiras, um carrinho de mão o transporta até o minhocário para ser despejado dentro do colchão. Uma enxada plástica ajuda o minhocultor a distribuir uniformemente o substrato para completar todo o volume do colchão. Depois de preenchido com substrato, o colchão fica pronto para receber os filhotes, as minhocas reprodutoras ou minhocas humificadoras, conforme a etapa da produção.

 

O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, assessorou a implantação do minhocário, quando repassou a técnica de minhocultura industrial em colchões plásticos. Na oportunidade, ensinou o procedimento de inoculação das colônias reprodutoras através dos cestos do Minhobed e repassou as ações seguintes, que as transformariam em colônias humificadoras, depois dos primeiros quatro meses.

 

Depois de vinte minutos, aproximadamente, as colônias reprodutoras se transferiram do substrato de transporte, usado para acondicioná-las durante a viagem da Minhobox até o minhocário, para dentro dos colchões, transpassando pela malha dos cestos. A minhocultora, então, removeu o material de onde as minhocas evadiram e lhe deu um destino que não fosse o descarte, utilizando-o como adubo.

 

Os dois Minhotúneis comportam seis UPH's (Unidades de Produção de Húmus) do sistema de minhocultura Minhobed com trinta e seis colchões num espaço de duzentos e dezesseis metros quadrados. Este minhocário absorve a mão-de-obra de um único funcionário, consome vinte e quatro metros cúbicos de esterco bovino mensalmente tratados externamente num pátio de mesma área e produz doze toneladas de húmus, todo mês.

 

Em plena produção, o minhocário tem colchões em duas situações: ou estão em consumo ou estão em passagem. Na primeira etapa do ciclo Minhobed, os colchões povoados com biomassa de minhocas para humificação ficam permanentemente fechados até completarem vinte e cinco dias. Na outra etapa, as colônias se transferem de um colchão humificado para outro colchão receptor, cheio de substrato novo, em dois dias.

 

A localização do minhocário é estratégica: fica situado muito próximo do perímetro urbano, para onde a produção de húmus de minhocas e os produtos derivados pode ser escoada, e não distante de fazendas leiteiras, que o abastecem com o esterco de vacas. Para uma eventual ampliação, a propriedade dispõe de uma área inferior aos Minhotúneis, onde poderia comportar mais alguns deles.

 

 

O húmus de minhocas é comercializado em embalagens plásticas opacas nos pesos de dois, cinco e vinte e cinco quilos, com alças nos sacos menores. O produto também pode ser vendido como ingrediente de formulações, como a terra vegetal que, embora tenha preço menor, apresenta lucratividade maior e tem demanda três vezes maior do que a do húmus de minhocas embalado puro.

 

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 79 - junho de 2018
Atualizada em março de 2024
  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]