Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

PALESTRAS

           O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, freqüentemente percorre o Brasil e países estrangeiros para prelecionar sobre as técnicas de minhocultura da empresa e o desenvolvimento de novos produtos para a atividade. As palestras ministradas em universidades, escolas de ensino médio, órgãos de agricultura, grupos de criadores, feiras e exposições são dirigidas a quem pretende se ingressar na minhocultura e aos admiradores do ramo.

Curso de Minhocultura 2.18

  • Curso de Minhocultura 2.18
  • Com visita à Minhobox, pessoas de norte a sul do Brasil participaram do segundo curso do ano em busca de tecnologia de ponta em minhocultura.

Nos dias 22 e 23 de setembro, pessoas de todo o país se deslocaram à Juiz de Fora, MG, para participarem do segundo Curso de Minhocultura de 2018 realizado pela empresa Minhobox.

Durante todo o sábado, no auditório maior do Serrano Hotel, na região central da cidade, os participantes receberam os conhecimentos teóricos sobre minhocas e a criação delas, com ênfase para as espécies com potencial de uso na atividade, as tecnologias inovadoras de criá-las, os vários tipos de matéria-prima e o procedimento inovador de transformá-los em substrato para minhocas, os numerosos produtos da minhocultura e seus aspectos mercadológicos.

Na manhã do domingo, no mesmo hotel, foram apresentados aos cursistas alguns dos numerosos minhocários implantados em dezenove países pela Minhobox. Na aula prática, os participantes puderam manusear as minhocas exploradas zootecnicamente e outras incomuns com aptidão para a criação, seus casulos, os predadores de minhocas, conheceram diversos tipos de resíduos orgânicos e puderam ver uma minhoca dissecada.

À tarde, os participantes foram levados à Minhobox para conhecerem a produção da empresa. Lá, viram o setor de preparo da matéria-prima, o sistema Minhobed abrigado sob um Minhotúnel, o beneficiamento e a embalagem de substratos para jardinagem, o reciclador biológico para diversos tipos de resíduos domiciliares e muitos procedimentos rotineiros de um minhocário.

 

curso117

 

Durante o evento, dentre numerosos assuntos, foram apresentadas aos participantes técnicas inovadoras desenvolvidas pela empresa que aumentam a produtividade, proporcionam praticidade e dão soluções às inconveniências aos métodos tradicionais de minhocultura.

 

curso117

O ministrante e zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, interage com a turma lhes pedindo para avaliarem a assimilação das minhocas em relação a vários tipos de substrato. Com carinhas de minhocas sorrindo ou chorando, os participantes expressam suas opiniões sobre a qualidade dos 2A's do substrato: alimento e ambiente.

 

curso117

 

O webmaster da Minhobox, Phellipe Liszt Souza Madruga, apresentou à turma os diversos aplicativos desenvolvidos pela empresa que orientam os minhocultores a conduzirem seus criatórios e através dos quais os zootecnistas assessoram os produtores à distância.

 

curso117

 

Depois da primeira parte da prática, os participantes perfilaram para uma fotografia. Durante o evento, eles criaram um grupo pelo WhatsApp para trocarem experiências, esclarecerem suas dúvidas e se relacionarem em prol de seus minhocários.

 

curso117

 

O zootecnista da Minhobox disseca uma gigante-africana (Eudrilus eugeniae) para apresentar aos participantes caracteres internos da minhoca visualizáveis por uma lupa simples, como os corações, as vesículas seminais, as espermatecas, os vasos sanguíneos, o intestino e outros.

 

curso117

 

O zootecnista Afrânio apresenta algumas das espécies incomuns de minhocas mantidas no biotério da Minhobox que possuem potencial de uso na minhocultura. Conforme o produto priorizado no minhocário, são mais recomendadas que a espécie vermelha-da-califórnia, por exemplo.

 

curso117

 

Na empresa, os participantes conheceram os procedimentos recomendados pela Minhobox de conversão de matéria-prima em substrato para minhocas em que se favorecem a reprodução e o desenvolvimento de uma microfauna sapróbia.

 

curso117

 

O técnico agrícola da Minhobox, Fabiano de Paula Soares, apresentou o controle zootécnico eletrônico do Minhobed. Através de um aplicativo acessível em celular, se sabe a espécie que povoa o colchão, o tipo de substrato, o prazo de humificação e a data prevista para colheita do húmus.

 

curso117

 

O ninho também foi apresentado aos cursistas na empresa em que puderam perceber a concentração de minhocas e a postura de casulos. Esta patente da Minhobox é um acessório da UPM (Unidade de Produção - Minhocas) do Minhobed para incrementar a reprodução.

 

curso117

 

No setor de produção de substratos para jardinagem, os participantes conheceram máquinas e aprenderam como beneficiar, formular, embalar e empilhar vários tipos de produto que levam o húmus de minhocas como ingrediente.

 

 

curso117

 

A turma também conheceu o reciclador biológico de resíduos orgânicos domiciliares: orientado por um aplicativo, o usuário transforma restos de alimentos, esterco de cães, papel higiênico e fezes de gato em húmus de minhocas.

 

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.