Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Taxonomistas na Minhobox

  • Taxonomistas na Minhobox
  • Taxonomistas internacionais visitam a Minhobox para conhecerem a coleção da empresa de minhocas conservadas capturadas em três continentes.

Três taxonomistas internacionais estiveram na Minhobox para conhecer a Minhoteca, a coleção da empresa de minhocas conservadas capturadas desde 1993 em três continentes pelo zootecnista Afrânio Augusto Guimarães e colaboradores.

Em 27 de janeiro de 2016, George Brown (Embrapa Floresta - Brasil), Sam James (University of Iowa - USA) e Luís das Neves Cunha (Cardiff University - UK) não só observaram os exemplares da coleção como também levaram espécies desconhecidas para identificação que são mantidas no biotério da empresa por possuírem potencial de adoção pela minhocultura.

Em seguida, rumaram para o Parque Estadual do Ibitipoca para coletarem minhocas do local em busca de espécies jamais classificadas e confrontarem com um único levantamento da oligofauna realizado há muito tempo.

 

taxonomistas

 

A Minhoteca agrupa exemplares de minhocas coletadas principalmente pelo zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, nos locais do Brasil e do exterior em que se dirige para implantar e assessorar minhocários.

 

 

taxonomistas

 

Durante a visita, o taxonomista George Brown observa atentamente os animais fixados da Minhoteca. Alguns potes da coleção foram levados por ele para se confirmar ou alcançar a correta identificação.

 

 

taxonomistas

 

Além de outras duas espécies, minhocas amarelas, provavelmente do gênero Dichogaster, mantidas no biotério da Minhobox, foram coletadas e levadas pelos taxonomistas para serem identificadas em seus laboratórios.

 

 

taxonomistas

 

Os três taxonomistas visitaram o setor de desidratação de minhocas da Minhobox e conheceram o destino alternativo que se dá às minhocas produzidas na empresa: fabricação de suplemento protéico para ração animal.

 

 

taxonomistas

 

Depois da visita à Minhobox, o grupo seguiu para o Parque Nacional do Ibitipoca, próximo de Juiz de Fora, para fazer o levantamento da oligofauna do local e compará-lo com coletas de minhocas realizadas há décadas.

 

 

taxonomistas

 

Além de espécies antropicamente dispersas comumente encontradas em outros locais, a expedição encontrou exemplares de minhocuçus aparentemente ainda não classificados.

 

 

taxonomistas

 

Em um momento de descontração, Afrânio Augusto Guimarães e Samuel James, sob forte chuva, são fotografados descendo uma trilha do parque antes de adentrarem uma mata em busca de novas espécies.

 

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.