Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 9]
O comprimento das minhocas é variável entre as oito mil espécies presumidas de existirem dispersas pelo mundo. Entretanto, os minhocuçus, nome que se convencionou a dar às espécies que, quando adultas, possuem o comprimento superior a trinta centímetros e a espessura maior que um centímetro, são exclusivamente endogéicos, isto é, habitam o solo mineral, constroem túneis predominantemente horizontais e emergem à superfície para eliminar seus excrementos.
Gigantes ou diminutas, todas as minhocas possuem o corpo vermiforme por onde o intestino, a víscera alongada responsável pela absorção de nutrientes e que não é enrolada como em outras criaturas, se estende por mais de noventa por cento de seu comprimento.
No Brasil, há muitas espécies de minhocas gigantes, como o minhocuçu-mineiro (Rhinodrilus alatus) que vive no Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, e atinge até 1,50m.
A espécie mais comprida do mundo é a gigante-australiana (Megascolides australis), minhoca originária da região sul de Gippsland, em Victoria, na Austrália, tem o corpo cilíndrico de coloração predominantemente rosa acinzentada e a cabeça colorida em vermelho escuro. Quando adulto, esta minhoca pesa cerca de 400g, tem o diâmetro médio de 2cm e o comprimento de 1,5m, podendo atingir até 3,20m.
Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.
Resposta certa: 3,20m.
Ganhador: Max Alberto Almeida Brito.
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 267]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 327]