Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Esterco acinzentado

  • Esterco acinzentado
  • O que significa a coloração acinzentada de algumas leiras de esterco? Isto pode prejudicar a minha minhocultura?
    Phellipe Liszt - Juiz de Fora - MG

As principais espécies adotadas na minhocultura, a vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei), vermelha-tigrada (Eisenia fetida), gigante-africana (Eudrilus eugeniae), violeta-do-himalaia (Perionyx excavatus) e aninha-verde (Dichogaster annae), são minhocas detritívoras e, como tais, requerem, preferencialmente, um substrato sem terra e de composição essencialmente abundante em matéria orgânica. Entretanto, estercos e restos vegetais comumente usados para suprir um minhocário devem se submeter previamente a um tratamento que os converta em alimento para estas minhocas.

O preparo destes resíduos orgânicos se restringe em adotar práticas que promovam o desenvolvimento de uma microfauna diversificada, decompositora, aeróbica e termofílica, composta por bactérias, fungos e actinomicetos. Todo minhocultor, sabendo ou não, é ou deveria ser antes um criador de microrganismos que necessitam de ar, de umidade em torno de 60% e de temperatura entre 45 e 65º C. E se estes critérios não forem rigorosamente estabelecidos no tratamento da matéria-prima, um grupo de microrganismos pode ser favorecido a se desenvolver mais, trazendo danos à minhocultura.

O esterco de vacas em lactação, por exemplo, a matéria-prima mais recomendável à minhocultura, sem o devido tratamento, pode ganhar a coloração acinzentada que é um indicativo da proliferação sobrepujante de um grupo de microrganismos. Sem os reviramentos periódicos, que injetam ar nos montes e lhes refrescam, e sem os umedecimentos frequentes, que também diminuem a temperatura das leiras, a multiplicação de actinomicetos é privilegiada, gerando um aspecto cinzento ao esterco.

Preliminarmente, ao se perceber calor num monte de esterco, tipicamente volumoso, com abundância deste grupo de actinomicetos, se atribui a coloração acinzentada equivocadamente à queima do material. Se o calor for excessivo e prolongado, o esterco pode chegar a perder a capacidade de reabsorção de água e, quando for usado no minhocário, não preservar a umidade ideal às minhocas. Entretanto, se a proliferação predominante dos actinomicetos perdurar por apenas alguns dias nas leiras, a situação se reverte simplesmente após alguns revolvimentos e umedecimentos, fazendo com que os demais grupos de microrganismos também atuem.

 

Actinomicetos são microrganismos de transição entre fungos e bactérias e muitas vezes classificados como componentes de um grupo de bactérias especiais. No tratamento de resíduos orgânicos da minhocultura, os actinomicetos desempenham papel importante ao degradarem compostos de difícil decomposição como a lignocelulose, a lignina, a celulose e outros materiais recalcitrantes, não atacáveis por fungos e bactérias. Estas criaturas têm habilidade para se reproduzirem em ambientes com baixos teores de umidade e altas temperaturas. Colônias em reprodução de actinomicetes, como também são chamados os actinomicetos, podem ser visualizáveis a olho nu, por exemplo, em camadas acinzentadas situadas abaixo de quinze centímetros da superfície de um monte de esterco ressecado e quente.

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 67 - dezembro de 2013
Atualizada em abril de 2024

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Comentários
Roberto Malheiros
24/07/2017 - 21:00:05
Esta página trás informações valiosas para quem trabalha com compostagem e vermicompostagem. Parabéns pelas excelentes informações mais uma vez.
Ailton
14/09/2016 - 10:06:17
Boa explicação, muito bem parabéns.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]