Portal da Minhoca

Amarelo na vermelha

  • Amarelo na vermelha
  • Por que a extremidade da cauda de minhas minhocas vermelha-da-califórnia está se amarelando? Elas estariam doentes?
    Silvia Pinheiro - Brasília, DF

Os filhotes de vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei) eclodem uniformemente avermelhados e vão ganhando a cor característica da espécie com o decorrer da vida: o dorso do corpo de uma minhoca adulta desta espécie é predominantemente vermelha amarronzada com listras finas amareladas na região em que os anéis se encontram. A extremidade caudal, entretanto, perde gradualmente esta nuança e ganha a coloração amarelada, mantendo o aspecto listrado mais na parte de cima de seu corpo. Esta mesma tonalidade clara prevalece por todo o ventre desta minhoca.

Na realidade, todo o amarelo com que se colore o corpo desta minhoca, seja nas listras, na cauda ou na barriga, nada mais é do que a transparência do conteúdo fluido que preenche o celoma de seu corpo: a pele nas partes do corpo da vermelha-da-califórnia que se aparentam amareladas é transparente. Além de numerosas funções imprescindíveis à vida de uma minhoca, o líquido celomático nesta espécie e nas demais do gênero Eisenia possui a cor amarela viva, o odor aguçado de alho e a composição química tóxica a algumas espécies animais.

Se submetidos a algum tipo de incômodo, como a exposição ao sol e o pressionamento de seus corpos com algo perfurante, por exemplo, indivíduos vigorosos de minhocas vermelha-da-califórnia passam a expelir o líquido celomático ao longo do dorso com a justificativa presumida de aumentar a exposição do fluido e repelir predadores. Com a liberação do fluido, as partes das minhocas coloridas de amarelo, especialmente a cauda, perdem a intensidade e somente retomam seu colorido normal depois que o celoma se recompuser.

Sumarizando a resposta de sua dúvida: a amarelidão de suas minhocas já adultas, principalmente na extremidade caudal, não é indicação de alguma doença, mas é provocada pela transparência do fluido que preenche o corpo delas.

 

Além de desempenhar papel importante na respiração, no deslocamento e na reprodução das minhocas em geral, na espécie vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei), o líquido celomático tem odor e paladar particularmente aguçados que a defendem contra o ataque de predadores.

Quando quieta, a cor do fluido nesta minhoca adulta se revela nas partes do corpo em que são transparentes, gerando as listras e manchas amarelas, mas se for importunada, passa a liberá-lo por todo o corpo.

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 70 - maio de 2015
Atualizada em abril de 2021