Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Atuacao/index.ctp, line 52]

Participação em livro

  • Participação em livro
  • Zootecnista da Minhobox descreve a experiência da criação de minhocas incomuns em livro americano sobre tecnologia em minhocultura.

Em meio a tanta escassez de literatura especializada de cunho técnico-científico sobre minhocultura, surge uma compilação de temas diversificados e inexplorados ligados à atividade de extrema importância. Editado pelos ilustres pesquisadores Clive A. Edwards, Norman Q. Arancon e Rhonda Sherman, o livro “Vermiculture Technology”, além de abordar as variadas tecnologias em minhocultura, traz o histórico e a situação da criação de minhocas por todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Filipinas, Indonésia, Hong Kong, México, Cuba, China, Bielorrússia, Ucrânia e Rússia.

Publicadas em dezembro de 2010, as 600 páginas do livro descrevem a experiência de importantes criadores e estudiosos internacionais ligada a assuntos muito variados que certamente colaborarão com o avanço da minhocultura no planeta: relação entre compostagem e vermicompostagem, a biologia e ecologia das espécies mais usadas na minhocultura, a microbiologia da vermicompostagem, a descoberta e o desenvolvimento de novas espécies, a minhocultura caseira e industrial, a produção do húmus líquido, a supressão de patógenos vegetais sob a utilização do húmus, aspectos mercadológicos da minhocultura, as propriedades medicinais da minhoca, a relação entre os metais pesados e as minhoca e a redução da patogenia humana dos resíduos orgânicos através da atuação das minhocas.

No capítulo 4 da publicação, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, descreveu suas tentivas bem sucedidas de adoção de espécies incomuns como forma de se evitar os danos ecológicos da introdução de espécies de minhocas alóctones, de encontrar espécies alternativas com qualidades que possam atender melhor aos anseios do mercado, de buscar por espécies que se ajustem às características meteorológicas de uma determinada região e de se ampliar as possibilidades de melhor utilização dos inúmeros tipos de restos orgânicos produzidos em diferentes locais.

 

 

O zootecnista da Minhobox mantém um biotério com várias espécies de minhocas incomuns, ainda não exploradas comercialmente e com potencial na minhocultura, para subsidiar o desenvolvimento de técnicas específicas de criação, descrito no livro que resume a atividade desde 1988.

 

 

 

A "aninha-verde" (Dichogaster annae) foi uma das novas minhocas abordadas no livro em que Afrânio Augusto Guimarães ressaltou a apropriação dessa bela e pequena espécie para produzir húmus e alimentar peixes ornamentais.

 

 

A técnica de criação desenvolvida na Minhobox da "puladeira-havaiana" (Amynthas gracilis), minhoca frequentemente utilizada como isca para pescarias, também foi pormenorizada pelo zootecnista no livro "Vermiculture Technology"

 

 

No capítulo reservado para as espécies novas de minhocultura, o zootecnista da Minhobox destacou a possibilidade inusitada de criação da admirável "puladeira-tigrada" (Metaphire schmardae) como espécie ornamental e o seu respectivo método de obtenção.

 

 

O ilustre professor inglês Clive A. Edwards, sumidade mundial em minhocas, autor de mais de 480 artigos científicos e de livros importantes sobre oligoquetas convidou Afrânio Augusto Guimarães a colaborar com sua mais nova publicação que compila experiências universais em minhocultura.

 

 

Dr. Jorge Domínguez Martín, importante pesquisador espanhol da Universidade de Vigo, na Espanha, também colaborou com a publicação, repassando seus valiosos conhecimentos em biologia e ecologia das minhocas e conceitos em vermicompostagem.

 

 

O renomado taxonomista de oligoquetas, Dr. Samuel James (University of Kansas), especializado na classificação de minhocas através da filogenética, foi co-autor do capítulo que trata da "Descoberta e desenvolvimento de novas espécies para a minhocultura".

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Atuacao/index.ctp, line 288]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]