Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Atuacao/index.ctp, line 52]

Especialização da Minhobox

  • Especialização da Minhobox
  • Zootecnista da empresa participa de curso internacional de taxonomia que treinou brasileiros na identificação de espécies de minhocas.

Entre os dias 4 e 24 de maio de 2004, na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, um grupo de pesquisadores brasileiros foi instruído a identificar as principais famílias de minhocas nativas e exóticas que ocorrem na América Latina.

A inciativa multi-institucional foi realizada pela Embrapa-soja e a escola paranaense para aumentar a capacidade de cientistas brasileiros em trabalhar com oligoquetas, diminuindo a dependência de taxônomos estrangeiros para identificar minhocas no Brasil.

Sob os ensinamentos do americano Dr. Samuel James (Kansas Natural History Museum), da brasileira Dra. Viviane Hamoui (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e do cubano Dr. Carlos Rodríguez (Universidad de La Habana), os participantes confrontaram caracteres taxonômicos externos e internos das famílias GlossoscolecidaeMegascolecidaeLumbricidae eEudrilidae.

Numa das etapas do evento, nos arredores de Londrina, demonstraram-se diferentes métodos de coleta e amostragem qualitativa e quantitativa de minhocas endêmicas.

Os cursistas também se tornaram aptos a preparar os animais coletados, fixar e preservar minhocas mortas para estudos posteriores e compor coleções de cunho científico.

 

 

 

Estudiosos de todo o Brasil participantes do Curso Internacional de Taxonomia de minhocas posam no departamento de entomologia da Universidade Federal de Londrina, onde se realizou o evento.

 

  

 

 

 

Através de um monitor acoplado à lupa estereoscópica, os cursistas acompanharam as dissecações do taxônomo Samuel James em minhocas das famílias Glossoscolecidae, Megascolecidae, Lumbricidae e Eudrilidae.

 

  

 

 

 

Os métodos de coleta quantitativa e qualitativa de minhocas por escavação e repelência química foram demonstrados numa propriedade rural nos arredores de Londrina.

 

  

 

 

 

Os caracteres internos das principais famílias de minhocas autóctones e alóctones que ocorrem no Brasil foram minuciosamente examinados e identificados.

 

  

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Atuacao/index.ctp, line 288]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]