O_manejo
O ciclo de produção deste minhocário se divide nas etapas de consumo, em que as minhocas transformam o substrato em húmus, e na de passagem, em que as minhocas se transferem voluntariamente para a caixa acoplada por baixo, abastecida de novo alimento. Duas das caixas alojam sempre duas colônias de minhocas e a terceira caixa fica reservada para duas passagens por mês. As instruções do manejo são repassadas através do manual.
A_técnica
Conduzido sob a técnica de criação em caixas, o minhocário hobby húmus dispensa o peneiramento para separação das minhocas, descarta as regas d’água, impede o acesso de predadores, ocupa pouco espaço, não exala cheiro, é muito prático e consome pouca mão-de-obra com a rotina de serviços simples. Conheça outras tantas vantagens do Minhobox acessando a técnica.
Os_componentes
O minhocário hobby húmus é composto por três caixas, quatro quilos de minhocas vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei), dois sacos de substrato preparado, uma estante modular de dois níveis, uma plaqueta-calendário, pinos coloridos, dois tapa-caixas, uma tampa-passagem, quatro funis antipredadores, um pote de graxa bloqueadora e um manual.
A_produção
Já no início do segundo mês após a montagem deste minhocário, faz-se a primeira colheita de cinqüenta quilos de húmus que se repete ininterruptamente nos meses seguintes. Não há produção de minhocas: apesar de ocorrer acasalamentos, o manejo do minhocário hobby húmus é estrategicamente programado para não gerar filhotes e manter as colônias quantitativamente estáveis.
O_produto
O húmus produzido mensalmente pelo minhocário hobby húmus além de disponibilizar prontamente os nutrientes às plantas, protege-as contra doenças, não carrega formas propagadoras de ervas daninhas, melhora a aeração da terra, aumenta o poder de retenção de umidade nos vasos, jardins, pomar e horta, deixando os vegetais sempre muito vigorosos.
A_instalação
O minhocário hobby húmus pode ser instalado sob uma pequena cobertura, como o canto de uma varanda, garagem ou alpendre, com as laterais não necessariamente fechadas, ocupando o espaço de um frigobar para abrigá-lo. Um pequeno pátio, coberto ou não, com área de quatro metros quadrados é suficiente para transformar a matéria-prima disponível em substrato.
A_alimentação
O minhocário hobby húmus requer, mensalmente, 150 litros de restos orgânicos gerados em domicílio ou sítio: esterco, frutas apodrecidas, hortaliças inutilizadas, podas de gramado, varredura de jardins e alimentos vencidos são criteriosamente tratados conforme instruções do manual. O substrato para o primeiro mês é despachado com o minhocário.
Os_serviços
Os serviços despendidos com o minhocário hobby húmus se resumem no controle zootécnico, na colheita e preparo dos restos orgânicos, nas passagens das colônias e na colheita de húmus que, se somados durante todo o mês, são realizados em apenas três horas por uma única pessoa.
Um_minhocário
O Centro Educação Ambiental Menino Maluquinho, um projeto idealizado pelo cartunista Ziraldo que beneficia ex-meninos de rua, mantém um minhocário hobby húmus que, além de lhe prestar à didática, transforma poda de gramado e varredura de folhas em adubo vegetal para adubar os jardins, pomar e horta da escola.