Depois de circular com o Curso de Minhocultura por grandes cidades do Brasil, a Minhobox realizou a primeira edição no sul do Brasil, estendendo seus conhecimentos apreendidos nos últimos vinte e um anos com dedicação exclusiva da empresa à atividade.
Nos dias 8 e 09 de novembro de 2014, no auditório do Hotel Deville, localizado na região central de Curitiba, o evento repassou conhecimentos teóricos e práticos a participantes oriundos de todas as regiões do Brasil.
O ministrante indica o método de minhocultura horizontal em colchões plásticos como técnica alternativa ao empreendedor que dispõe de volume vultoso de matéria-prima e não tem limitação de espaço.
O prelecionista ensina o manejo de uma UPH (Unidade de Produção – Húmus) do sistema de minhocultura Minhobed, a situação e o conteúdo de cada um dos seis colchões que a compõem.
O prelecionista apresenta o ninho, um utensílio de incremento reprodutivo, desenvolvido pela Minhobox, que propicia o encontro de minhocas, o acasalamento e a postura de casulos.
Na parte prática, o zootecnista da Minhobox acompanha as observações de um dos quatro grupos, explicando as peculiaridades de doze espécies de minhocas apresentadas no evento.
O colaborador da Minhobox, Domingos Sávio Pires Monteiro, mostra aos participantes uma sanguessuga, um predador em potencial de minhocas, fixada na palma de sua mão através da ventosa.
Outro grupo observa um exemplar extenso de gigante-africana (Eudrilus eugeniae), uma espécie de minhoca que serve ao mercado de isca para pesca, com quarenta centímetros de comprimento.
Na sua grande maioria, os participantes possuíam o mesmo objetivo de participar do evento: ganhar conhecimentos técnicos e mercadológicos para subsidiarem suas avaliações de empreender na minhocultura.