Portal da Minhoca

Curso de Minhocultura 1.12

Durante os dias 15 e 16 de dezembro de 2012, a Minhobox realizou um novo Curso de Minhocultura em Juiz de Fora, MG, depois de dezessete anos sem promover um acontecimento similar. 

O evento reuniu pessoas de todo o Brasil interessadas em empreender na minhocultura adotando tecnologia de vanguarda, alternativa às técnicas convencionais de criação em canteiros, principalmente. 

Durante todo o primeiro dia, num dos auditórios do Hotel Serrano, o zootecnista da Minhobox prelecionou sobre aspectos teóricos da matéria-prima, as espécies com potencial de uso, as técnicas de criação em canteiros, em caixas e em colchões plásticos, as escalas de produção caseira e industrial, a obtenção e comercialização dos produtos da atividade, a inoculação de minhocas em cultivos agrícolas e outros assuntos relevantes. 

Na manhã do dia seguinte, a turma foi levada ao minhocário da empresa para conhecer os procedimentos práticos, especialmente o tratamento da matéria-prima, a diferenciação entre as diversas espécies de minhocas, um abrigo plástico para o minhocário, as criaturas conviventes e predadoras, o beneficiamento e embalagem do húmus.

 

        O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, discorreu sobre os vários sistemas de minhocultura, enfatizando as vantagens das novas técnicas desenvolvidas pela Minhobox de criação de minhocas em caixas e em colchões plásticos, em relação aos métodos convencionais de minhocultura em canteiros..
        Espécies incomuns na minhocultura com potencial de uso lançadas pela Minhobox no mercado brasileiro foram apresentadas aos participantes, como a aninha-verde (Dichogaster annae), que tem apropriação para produzir húmus, mas, sobretudo, para servir como alimento vivo para peixes ornamentais.
        O ninho de minhocas, um artifício de incremento reprodutivo desenvolvido pela Minhobox foi apresentado no Curso de Minhocultura. Usado na UPM (Unidade de Produção - Minhocas) do Minhobed, o acessório concentra minhocas e favorece os acasalamentos e a postura de casulos.
        Provenientes de todo o Brasil, a grande maioria dos participantes do Curso de Minhocultura tinha o objetivo de assimilar novos conceitos em minhocultura para subsidiar seus empreendimentos na atividade.
        Nas dependências da Minhobox, os participantes conheceram procedimentos práticos de tratamento dos diversos tipos de matéria-prima, de inoculação microbiana, de aeração mecanizada, de aferição de umidade e métodos de convertê-los em alimento de minhocas.
        Foi apresentado um implemento desenvolvido pela Minhobox de abastecimento imediato dos colchões: ao se empurrar uma alavanca, as duas bandas que compõem o fundo do carrinho se abrem, deixando cair o substrato dentro do colchão.
        As espécies adotadas na minhocultura, incluindo minhocas incomuns com potencial de uso, seus respectivos coprólitos e casulos, criaturas conviventes e predadoras, os módulos de produção caseira também foram apresentados na parte prática.
        Os participantes conheceram uma alternativa de abrigo prática, econômica e durável, todo construído em plástico, adaptado à minhocultura pela Minhobox para alojar, principalmente, os colchões plásticos usados na técnica Minhobed.
        Ao final do evento, os participantes receberam o certificado de que se instruíram sobre as novas técnicas desenvolvidas pela Minhobox em favor da minhocultura, impresso com definição fotográfica em papel laminado.