Portal da Minhoca

Letra N

NATIVA - é a designação dada às espécies de minhocas originárias de uma determinada área geográfica, também chamadas de autóctones. A espécie de minhoca comprida, gigante-australiana (Megascolides australis), por exemplo, é nativa de uma pequena área ao sul da Austrália, Gippsland, que lhe deu o nome vulgar de GGE, Gippsland Giant Earthworm (Minhoca Gigante de Gippsland).

NAIDIDAE - é a família em que se agrupam pequenas espécies de minhocas aquáticas de reprodução assexuada, com clitelo abrangendo poucos segmentos, podendo possuir olhos e prostômio bem desenvolvido. Medindo de um a cinco milímetros de comprimento, a espécie brasileira Chaetogoaster diastrophus, com prostômio pontiagudo e estômago com quinze a vinte vasos transversais, é uma minhoca representante desta família.

NEFRIDIÓPOROS - são poros excretores encontrados na face ventral de quase todo o corpo da minhoca, sempre em número de 2 por segmento, localizados próximos das cerdas, que excretam os resíduos do metabolismo, a urina. Equivalem-se ao aparelho excretor urinário dos vertebrados.

NEFRÍDIOS - são órgãos excretores localizados tipicamente aos pares em quase todos os segmentos do corpo da minhoca, responsáveis pela eliminação dos resíduos, principalmente nitrogenados, do metabolismo. Comparados com os rins dos vertebrados, os nefrídios são formados por um tipo de funil ciliado, os nefróstomos, que retiram a excreta do celoma e removem-na até os nefridióporos, os poros que elimina a urina.

NEFRÓSTOMOS - são funis ciliados, que formam os nefrídeos, os órgãos do sistema excretor das minhocas, onde os cílios promovem a retirada dos resíduos do líquido celomático. A urina produzida, a excreta do metabolismo, pode se acumular formando uma bexiga antes de ser expelida pelos nefridióporos, os poros excretores encontrados geralmente aos pares na face ventral de quase todo o corpo da minhoca.

NEMATÓDEO - é a classe numerosa de animais enterozoários, triblásticos, protostômios, pseudocelomados, com sexos separados, de corpo vermiforme, cilíndrico ou filiforme e que vivem em ambientes terrestres, de água doce e salgada. Os nematódeos de vida livre no solo e parasitas de plantas, por exemplo, têm importância agronômica e, ao serem ingeridos com algum substrato pelas minhocas, são quase sempre exterminados.

NEUROFIBRILAS - são pequenas células alongadas do sistema nervoso que têm a função de receber determinados estímulos. As neurofibrilas nas células fotorreceptoras, localizadas especialmente em ambas as extremidades dorsais do corpo da minhoca, são as verdadeiras responsáveis por focalizar a luz e desencadear a reação de fototaxia negativa: a repelência à luz.

NINHO – é um artefato plástico constituído por uma parte interna porosa revestida por uma capa vazada, estrategicamente desenvolvido para incrementar os índices reprodutivos de certas espécies de minhocas detritívoras. Componente do Minhobed, o sistema de minhocultura horizontalizada em colchões, o ninho reproduz as condições favoráveis ao acasalamento destas minhocas e à postura de seus casulos.

NIGHT-CRAWLER - é o nome comum dado à espécie de minhoca endêmica de países europeus e americanos de clima temperado, conhecida cientificamente como Lumbricus terrestris e usada como padrão em ensinamentos de biologia de minhocas. Capturada para o comércio de iscas para pesca, a rastejante noturna, seu nome traduzido, assim se justifica, por perambular com freqüência na superfície do solo nas horas escuras da noite.

NOCTÍVAGA – é o nome dado às espécies de minhocas que caminham em busca de substrato mais conveniente e alimento durante a noite, para se protegerem de predadores e da insolação. A espécie Lumbricus terrestris, por exemplo, é uma das minhocas que preferem vaguear pela superfície do solo nas horas escuras do dia e, por isso, é conhecida universalmente por night crawler (em inglês, rastejante noturna).

NUTRIENTES - são compostos alimentares que, quando absorvidos e metabolizados, desempenham um papel importante no crescimento, desenvolvimento, reprodução e manutenção da vida das minhocas. A proteína, por exemplo, encontrada em substratos ricamente nitrogenados, é um nutriente responsável principalmente pela eficiência reprodutiva do anelídeo.

NAIDIDAE – é a família em que se agrupam pequenas espécies de minhocas aquáticas de reprodução assexuada, com clitelo abrangendo poucos segmentos, podendo possuir olhos e prostômio bem desenvolvido. Medindo de um a cinco milímetros de comprimento, a espécie brasileira Chaetogoaster diastrophus, com prostômio pontiagudo e estômago com quinze a vinte vasos transversais, é uma minhoca representante desta família.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX