Portal da Minhoca

Minhoca auto-suficiente

  • Minhoca auto-suficiente
  • Fotografia inédita revela o que os livros de biologia jamais descreveram: uma minhoca fazendo sua própria inseminação.

A escrita caiu! Num dos experimentos rotineiros com oligoquetas do departamento de ecologia e biologia animal da Universidade de Vigo, os pesquisadores que investigavam aspectos reprodutivos das espécies Eisenia fetida e Eisenia andrei, as minhocas comerciais vermelha-da-califórnia, se maravilharam com um episódio jamais descrito nem pelos mais grossos livros de biologia: a auto-inseminação de minhocas.

Um exemplar de Eisenia fetida, que vivia em meio populoso, foi flagrado pelas lentes dos estudiosos espanhóis Manuel Aira, Fernando Monroy e Jorge Domínguez quando surpreendentemente se desdobrava para levar os poros de suas espermatecas à zona ventral de seu próprio clitelo, onde se uniriam aos poros masculinos para receber os espermatozóides. O sucesso da inseminação foi realmente constatado quando a dissecação nessa minhoca acusou a presença de sêmen em suas espermatecas. Segundo os cientistas , as explicações mais prováveis para a auto-inseminação em animais hermafroditas poderiam ser a de assegurar a reprodução da espécie na eventualidade de dispersão e de reduzir os danos de acasalamentos com parceiros geneticamente indesejáveis ou com parentesco muito próximo.

As peripécias das minhocas no negrume intraterreno estão cada vez mais devassadas, não lhes restando nem mesmo a privacidade do auto-erotismo.

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 47 - julho de 2004
Atualizada em abril de 2025