Portal da Minhoca

Visita de cubanos

  • Visita de cubanos
  • Técnicos cubanos vêm à Minhobox para buscar tecnologia alternativa de reciclar esterco de animais de laboratório.

Em novembro de 2005, técnicos cubanos estiveram em Juiz de Fora para conhecer e buscar soluções da Minhobox à reciclagem do esterco gerado no CENPALAB, o Centro Nacional de Cuba para Produção de Animais de Laboratório.

Estabelecido para subsidiar as pesquisas das ciências biomédicas e biotecnológicas de Cuba, o CENPALAB gera uma volumosa dejeção proveniente de cerca de 600 mil exemplares de animais de nove espécies diferentes produzidos anualmente.

Nas dependências da Minhobox, o agrônomo Andrés Diaz Veiga e o biólogo Miguel A. Esquivel Pérez, acompanhados do engenheiro Santiago Marrero Garcia, conheceram as alternativas de minhocultura em caixas e em colchões plásticos para reciclar o esterco, previamente tratado, de ratos, cachorros, macacos, hamsteres, coelhos, porcos, cabras e outros animais.

No início do próximo ano, um técnico da Minhobox se deslocará até Havana para implantar no centro de pesquisas cubano módulos de minhocários de ambas as técnicas desenvolvidas pela Minhobox.

 

        Tamanhas são as condições de excelência em que se estabelecem as pesquisas do centro de pesquisas cubano que os técnicos da Organização Mundial da Saúde as certificaram por diversas vezes.
        Cachorros da raça Beagle compõem o numeroso plantel de animais usados em testes do CENPALAB que, dentre muitos outros, avaliam os riscos de novos medicamentos à saúde humana, antes de serem licenciados para o mercado.
        Na Minhobox, os técnicos cubanos observaram atentamente a opção de reciclagem do esterco dos animais de laboratório através do método de minhocultura em caixas, usando uma das nove espécies de minhocas mantidas pela empresa.
        O zootecnista Afrânio Augusto Guimarães e o engenheiro agrícola Caio Valente de Barros conduziram os cubanos até uma entidade beneficente, o Instituto Jesus, onde conheceram outra opção para a reciclagem de seus lixos orgânicos: a criação de minhocas em colchões plásticos.