Portal da Minhoca

Minhobox na Espanha

  • Minhobox na Espanha
  • Zootecnista da Minhobox apresenta técnicas de minhocultura desenvolvidas pela empresa a mestrandos da Universidade de Vigo na Espanha.

Nos últimos quatro anos, a Minhobox vem dando apoio a alguns experimentos com oligoquetas desenvolvidos pelo Departamento de Ecologia e Biologia Animal da Universidade de Vigo, na Espanha.

Periodicamente, remetem-se casulos das espécies comerciais vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei) e gigante-africana (Eudrilus eugeniae) que prestam às investigações de consangüinidade em minhocas. 

Para outra linha de pesquisa, a Minhobox enviou amostras de húmus envelhecidos à escola espanhola que serviram para testes de avaliação da composição do adubo orgânico com o decorrer do tempo. 

Em fevereiro de 2004, o zootecnista da empresa, Afrânio Augusto Guimarães, esteve nas dependências da Universidade de Vigo onde prelecionou as técnicas de minhocultura em caixas e em colchões plásticos aos alunos mestrandos que defendem suas teses relacionadas com minhocas sob a orientação do professor da instituição Jorge Domínguez.

  

O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, e o professor Jorge Domínguez nas extremidades, ladeiam alunos de mestrado em oligoquetas, no laboratório de minhocas da Universidade de Vigo.

Um flagrante de dejeção de minhocas no jardim da universidade espanhola: minhocas Allollobophora caliginosa, uma espécie geófaga que ocorre em regiões de clima temperado, excretam seus coprólitos por entre as folhas do gramado.

Potes com casulos das es-pécies comerciais produzidos pela Minhobox são despachados ao Departamento de Ecologia e Biologia Animal para servirem aos testes de consangüinidade de minhocas.