Portal da Minhoca

Minhobox & UFJF

  • Minhobox & UFJF
  • Parceria entre a Minhobox e a Universidade Federal de Juiz de Fora beneficia o ensino a estudantes e os avanços nas técnicas da empresa.

Todo semestre, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gílson Alexandre de Castro, que leciona as disciplinas relacionadas com anelídeos, conduz seus alunos ao criatório da Minhobox para conhecerem as técnicas de minhocultura em caixas e em colchões plásticos desenvolvidas pela empresa.

Durante as visitas, os técnicos da Minhobox instruem como os resíduos orgânicos gerados comumente nas cidades e nas produções agrícolas podem se transformar em matéria-prima da atividade.

Na oportunidade, conhecem também como as espécies comerciais vermelha-da-califórnia (Eisenia fetida) e gigante-africana (Eudrilus eugeniae), estudadas em salas de aula, podem ser exploradas comercialmente através da obtenção e venda de iscas, matrizes, húmus e farinha de minhocas.

Para as aulas práticas de taxonomia da universidade, a Minhobox fornece os indivíduos a serem dissecados pelos alunos, servindo-lhe de instrumento pedagógico no estudo dos caracteres internos e externos da minhoca.

Freqüentemente, experimentos que investigam o comportamento das minhocas aplicado a conceitos zootécnicos são montados em parceria com a instituição e conduzidos por seus estudantes, dando-lhes oportunidade de ampliar ainda mais seus conhecimentos na área.

 

        O professor da UFJF, especialista em oligoquetas, Gílson Alexandre de Castro, à direita, posa com seus alunos de biologia em frente a uma estufa da Minhobox.
        As minhocas fornecidas pela Minhobox são dissecadas em aulas práticas que ensinam a taxonomia de oligoquetas.
        Alunos de biologia da UFJF estagiam na Minhobox conduzindo experimentos que pesquisam os conhecimentos de minhocas aplicados à exploração comercial.