
Os usuários de módulos industriais de minhocários conduzidos pelo método de criação vertical em caixas plásticas já poderão usar um serviço eletrônico de controle zootécnico através da Internet. Estes minhocultores passaram a ganhar um ambiente individualizado no website da Minhobox para se orientarem como manejar suas caixas e registrar suas ações.
Uma ferramenta eletrônica similar já tinha sido desenvolvida sob os mesmos moldes pela Minhobox para o controle zootécnico do sistema horizontal de minhocultura em colchões.
Desta vez, este novo aplicativo criado para a UPH (Unidade de Produção de Húmus com 18 caixas) do Minhobox permite ao minhocultor se informar sobre as datas em que devem agir e sobre como devem proceder: aponta, por exemplo, quando deve fazer a passagem das minhocas de uma caixa humificada para uma caixa receptora abastecida de substrato novo, como também indica em quais caixas e o dia correto para a colheita do húmus.

Passando o mouse por cima dos quadrículos, você conhece o tipo de situação em que cada um dos trios de caixas se encontra ou a ação a que se submeterá. A cor amarela, por exemplo, aponta caixas com colônias em passagem de uma caixa humificada para outra abastecida com substrato novo.

Na coluna “situação atual”, se mostra o estágio e a situação dos trios em cada um dos níveis da estante: caixas azuis 7, 8 e 9 estão em “consumo”, por 12 dias, por exemplo. As caixas de cor laranja são as que receberão a “próxima ação”: nas de número 16, 17 e 18, por exemplo, será feita a passagem das colônias.

O aplicativo, inteiramente gratuito aos adquirentes de minhocários industriais, lhes disponibiliza as instruções que, associadas às determinações das datas das ações, funciona como um manual ditando as ações do criador e mostrando as situações e estágios em que se encontra cada trio de caixas.

Registrando suas ações no aplicativo, o minhocultor permite aos zootecnistas da Minhobox acompanharem à distância o manejo do minhocário, fazerem intervenções técnicas se forem necessárias e se orientarem melhor se porventura ele entrar em contato com a empresa para sanar dúvidas.

Nos criatórios que não tiverem acesso à Internet, o controle zootécnico da UPH do Minhobox é feito pela plaqueta calendário: pinos com a cor de cada uma das caixas são introduzidos no orifício do dia certo do mês para indicar quando realizar a passagem das minhocas e fazer a colheita do húmus.