Portal da Minhoca

Capacitação de mexicanos

  • Capacitação de mexicanos
  • Agricultores mexicanos se capacitam na Minhobox em produção criteriosa de húmus para fertilizar cultivos de milho.

Representantes de associações de produtores de milho do México viajaram ao Brasil para conhecer as técnicas de minhocultura em caixas e em colchões plásticos desenvolvidas pela Minhobox.

No final do mês de abril de 2007, o grupo de mexicanos, representando quatro mil cultivadores de milho de Jalisco, recorreu à empresa em busca de novos métodos de produção de húmus para adubar suas lavouras, aproveitando o esterco bovino gerado no estado.

A iniciativa de procurar por tecnologia avançada na produção de húmus partiu de uma entidade intitulada de Creamos que converge os interesses comuns das dez associações de produtores de grãos em 45 mil hectares da principal região de produção de milho do México. Criada em 2002, a organização se dedica à melhoria da produção, levando aos agricultores assessoria técnica no correto manejo do solo e insumos, capacitação de novas tecnologias ligadas à produção de milho, gestão na busca de apoio financeiro do governo mexicano, cooperação na compra de sementes e adubos e na venda da produção.

 

        Os sistemas de minhocultura originados pela Minhobox e os projetos da empresa desenvolvidos nos últimos quatorze anos foram prelecionados ao grupo de mexicanos pelo zootecnista da empresa, Afrânio Augusto Guimarães.
        Os representantes dos cultivadores de millho mexicanos, Benjamin Ochoa Núñez, Juan Carlos Santos Rico, Jorge Luis Vaca Núñez, Jesús Santos Rico e Martin Sánchez Martin, posam com o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães.
        No setor de preparo do substrato, demonstrou-se como a matéria-prima da empresa é criteriosamente tratada com o auxílio de um implemento motorizado que a revolve e organiza em leiras para se converter em alimento de minhocas.
        Minhocas nascediças em caixas destinadas à incubação de casulos da espécie vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei) que comporão colônias de criatórios comercializados foram apresentadas aos agricultores de Jalisco.
        Durante a etapa de transferência de minhocas, os mexicanos flagraram e fotografaram uma cópula de dois animais que povoavam um colchão conduzido sob a tecnologia Minhobed.