Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

PALESTRAS

           O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, freqüentemente percorre o Brasil e países estrangeiros para prelecionar sobre as técnicas de minhocultura da empresa e o desenvolvimento de novos produtos para a atividade. As palestras ministradas em universidades, escolas de ensino médio, órgãos de agricultura, grupos de criadores, feiras e exposições são dirigidas a quem pretende se ingressar na minhocultura e aos admiradores do ramo.

Simpósio de Aquariofilia

  • Simpósio de Aquariofilia
  • Zootecnista da Minhobox preleciona em simpósio de aquariofila sobre a suplementação protéica de peixes ornamentais com minhocas.

No dia 3 de outubro de 2009, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, apresentou aos participantes do I Simpósio sobre a Aquariofilia no Brasil, a possibilidade de se incorporar minhocas vivas e desidratadas na dieta de peixes ornamentais. 

Durante o evento, que foi organizado pelo GCHG (Grupo de Criadores e Hobbystas de Guppy), o técnico abordou as vantagens das minhocas em relação às alternativas comuns de alimento vivo, baseadas na qualidade nutricional, na facilidade e eficácia de conservação, na assepsia com que são acondicionadas, na expressiva palatabilidade e na possibilidade de entretenimento ao serem fornecidas aos peixes. 

A utilização das minhocas desidratadas e da farinha de minhocas também foi explanada aos aquaristas pelo zootecnista, enfatizando a exigência de se constituírem num ingrediente protéico a ser associado com outros alimentos na dieta balanceada de peixes ornamentais. Os demais prelecionistas do evento discursaram sobre temas pertinentes ao aquarismo, especialmente sobre a montagem de aquários e nutrição de peixes ornamentais.

 

        O simpósio, que aconteceu nas dependências da “Carlão Peixes Ornamentais”, uma distribuidora no estado do Rio de Janeiro, localizada na capital do estado, reuniu dezenas de aquaristas interessados em assimilar conhecimentos para incorporarem aos seus hobbies.
        O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, discorreu sobre a alternativa nutricional de se ministrar uma suplementação protéica na dieta de peixes ornamentais através de minhocas vivas e desidratadas.
        O veterinário José Maria da Costa Couto Júnior, criador de peixes há 30 anos em Juiz de Fora, MG, repassou aos aquaristas sua vasta experiência na montagem e manutenção de um aquário plantado, usando húmus de minhocas no substrato.
        Especialista e auto-didata em aquapaisagismo, Carlos Horcades apresentou suas belas construções ornamentais utilizando plantas e pequenos animais, incluindo peixes. Na oportunidade, mostrou aos participantes do evento o esboço de seu livro que compilará seus aquaterrários e ensinará sua técnica de fabricá-los.
        Fábio Ozório apresentou experimentos que constataram bons resultados com a utilização de produtos da Prodac, empresa italiana fabricante de produtos de aquarismo, especializada na comercialização de substratos para aquários plantados.
        As particularidades da construção e conservação de um aquário marinho foram explanadas por Aderbal Ximenes, que enfatizou a escolha, a instalação e o funcionamento de equipamentos específicos para se ter sucesso na criação de peixes de água salgada.
        Químico e aquarista, Marcos Mataratzis palestrou com excelência sobre a “Água e cuidados na manutenção de aquários”, usufruindo de didática refinada, de seus vastos conhecimentos na matéria e de sua larga experiência na criação de bótias.
        Manuel Vasquez Vidal Júnior, zootecnista e professor de aqüicultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense, encerrou as apresentações do evento, abordando com propriedade a “Nutrição de Peixes Ornamentais”.
        No intervalo de cada palestra, brindes foram sorteados aos participantes: minhocas vivas para peixes de aquário, revistas de aquarismo, ração para peixes ornamentais, substratos para aquários plantados e outros produtos de empresas patrocinadoras.
        Agostinho Monteiro, integrante do GCHG (Grupo de Criadores e Hobbystas de Guppy) e organizador do simpósio, posa depois do evento ao lado do zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães.
        Japonês, betta, bótia, disco, guppy, plati, molinésia, neon, cascudo, paulistinha e espada são algumas espécies de peixes ornamentais que a “Distribuidora Carlão” mantém em seus aquários até que sejam repassadas às lojas de aquarismo do estado fluminense.
  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.