Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

PALESTRAS

           O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, freqüentemente percorre o Brasil e países estrangeiros para prelecionar sobre as técnicas de minhocultura da empresa e o desenvolvimento de novos produtos para a atividade. As palestras ministradas em universidades, escolas de ensino médio, órgãos de agricultura, grupos de criadores, feiras e exposições são dirigidas a quem pretende se ingressar na minhocultura e aos admiradores do ramo.

Curso de Minhocultura 1.18

  • Curso de Minhocultura 1.18
  • Participantes de todo o Brasil e até do exterior vieram à Minhobox para apreender tecnologia de ponta em minhocultura e conhecer a empresa.

Após cinco anos circulando com o Curso de Minhocultura por muitas capitais brasileiras, a Minhobox voltou a realizar o evento em Juiz de Fora, a cidade mineira em que está sediada a empresa.

Pessoas provenientes de norte a sul do Brasil e até do exterior vieram em busca, prioritariamente, por tecnologias inovadoras em minhocultura para empreenderem na atividade. Havia, entretanto, participantes que queriam aprender melhor a como dar destinação racional ao lixo domiciliar, bem como tinha cursistas que pretendiam apenas apreender conhecimentos na minhocultura pela simples admiração por temas ecológicos.

Durante todo o sábado, 21 de abril, e manhã do dia seguinte, a teoria e a prática do curso foram ministradas no Serrano Hotel, localizado na região central de Juiz de Fora. Na tarde do domingo, 22 de abril, os participantes fizeram uma visita técnica à produção da Minhobox.

 

curso117

O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, formado pela Universidade Federal de Viçosa, foi o ministrante do curso em que repassou sua vasta experiência de vinte e quatro anos em minhocultura, desenvolvendo técnicas inovadoras para a atividade, criando produtos alternativos, escrevendo quase oitenta edições do Jornal da Minhoca e assessorando minhocários implantados em dezenove países.

 

curso117

Como solução às inconveniências do método tradicional em canteiros, foram apresentados os sistemas de minhocultura em colchões e em caixas desenvolvidos pela Minhobox. Os cursistas puderam se certificar das vantagens de ambas as técnicas, como a praticidade na separação das minhocas, a produtividade maior, a proteção contra predadores, o controle zootécnico eletrônico da produção, dentre outras.

 

curso117

O prelecionista enfatizou a importância de se preparar a matéria-prima visando atender dois requisitos imprescindíveis, mas de relevância diferentes. Os procedimentos de transformação da matéria-prima devem gerar um substrato que se constitua em alimento, mas sobretudo em ambiente para minhocas. Durante o curso, o prelecionista interage com os cursistas, lhes pedindo para avaliarem tipos de substrato.

 

curso117

Os participantes conheceram várias criaturas predadoras de minhocas com importância na minhocultura. Além da cobra-de-duas-cabeças, lacraias e várias espécies de formigas, os cursistas conheceram a planária (Bipalium kewense), um platelminto terrestre que possui a cabeça em forma de lâmina de pá e é muito prolífica por que, além se reproduzir sexuadamente, pode se multiplicar por fragmentação.

 

curso117

Na manhã de domingo, a turma chega na empresa para participar da segunda etapa da prática. Na produção da Minhobox, os participantes conheceram o tratamento de diversos tipos de matérias-primas, a produção de matrizes vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei), o segmento de substratos para jardinagem, o reciclador biológico de resíduos orgânicos domiciliares e outros tantos atrativos.

 

curso117

No setor de tratamento da matéria-prima da Minhobox, os participantes foram instruídos a como transformar os vários tipos de esterco e de restos vegetais em substrato para a minhocultura, através de uma técnica diferente da compostagem. O método alia o favorecimento da manutenção de uma microfauna sapróbia com o objetivo de gerar ambiente e alimento qualificados para as minhocas viverem bem.

 

curso117

O técnico agrícola da Minhobox, Fabiano de Paula Soares, demonstrou à turma como fazer a “calda viva”, uma solução aquosa constituída por microrganismos e nutrientes, indicada para acelerar a decomposição de restos vegetais. A aplicação semanal desta formulação auxilia na transformação de poda de grama, por exemplo, em substrato para a minhocultura em apenas trinta dias.

 

curso117

O ninho de minhocas foi também apresentado aos participantes durante a visita à empresa: trata-se de um receptáculo de plástico desenvolvido pela Minhobox que atrai minhocas, intensifica acasalamentos e concentra a postura de casulos. Recentemente aprimorado, o ninho de minhocas é um dos componentes da UPM (Unidade de Produção - Minhocas) do Minhobed que fica alojado no colchão da colônia reprodutora.

 

curso117

A turma viu em funcionamento três recicladores biológicos de resíduos orgânicos para ambiente fechados para dar destinação ecológica a fezes de cães, restos de alimentos e papel higiênico. O zootecnista explica que, orientado por um aplicativo, o usuário do Minholix transforma dentro de apartamento o lixo domiciliar em húmus de minhocas sem gerar mau cheiro em apenas trinta dias.

 

curso117

A turma foi também dirigida aos setores de desconsaguinização de vermelha-da-califórnia e de produção de matrizes desta espécie, alojados em três Minhotúneis com trinta e seis colchões. Lá, foram demonstrados os processos de renovação de sangue da espécie Eisenia andrei e as etapas separadas de reprodução, incubação e desenvolvimento da minhoca cosmopolita mais adotada em projetos de reciclagem.

 

curso117

Dezenas de pessoas provenientes de todas as regiões do Brasil, do Paraguay e, curiosamente, apenas quatro delas de Juiz de Fora, participaram do Curso de Minhocultura. Durante os dois dias do final de semana, grande parte da experiência e do conhecimento da Minhobox conquistados desde 1993 com mais de duas mil implantações de minhocários foi repassada aos participantes.

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.