Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

PALESTRAS

           O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, freqüentemente percorre o Brasil e países estrangeiros para prelecionar sobre as técnicas de minhocultura da empresa e o desenvolvimento de novos produtos para a atividade. As palestras ministradas em universidades, escolas de ensino médio, órgãos de agricultura, grupos de criadores, feiras e exposições são dirigidas a quem pretende se ingressar na minhocultura e aos admiradores do ramo.

Curso de Minhocultura 1.14

  • Curso de Minhocultura 1.14
  • Primeiro evento do ano reúne em São Paulo participantes de todo o Brasil interessados em empreender na criação de minhocas.

Durante os dias 22 e 23 de março de 2014, no Hotel Saint Charbel, situado na região central de São Paulo, a Minhobox realizou o primeiro Curso de Minhocultura do ano, atraindo pessoas de todas as regiões brasileiras com o objetivo prioritário de empreender na minhocultura.

Na manhã e tarde de sábado, foram repassadas aos inscritos as técnicas de minhocultura desenvolvidas pela Minhobox, alternativas ao método tradicional de criação em canteiros, as formas criteriosas de conversão em alimento de minhocas de diversos tipos de matéria-prima, a Minhoculação, um projeto da empresa de disseminação de minhocas em terras cultivadas e as técnicas de beneficiamento, embalagem e estoque dos produtos da atividade, dentre numerosos outros assuntos.

No dia seguinte, os participantes conheceram oito espécies de minhocas com potencial de uso na minhocultura, os casulos e húmus de cada uma delas, diversos predadores de minhocas, criaturas conviventes nos minhocários e vários produtos incomuns obtidos pela atividade. Ainda na parte prática, foram mostrados os componentes dos sistemas de minhocultura em caixas e em colchões plásticos e o funcionamento de cada um deles. 

 

        O Curso de Minhocultura foi ministrado pelo zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, que repassou os conhecimentos e a experiência em minhocultura contraídos ao longo dos últimos vinte anos, desenvolvendo novos produtos, implantando minhocários e utilizando substratos diferentes.
        O colaborador da Minhobox, Domingos Sávio Pires Monteiro, por mais uma vez, dirigiu seus préstimos ao Curso de Minhocultura da empresa, recebendo os participantes, fotografando o evento e monitorando a seção prática do evento.
        Os manejos de produção priorizados para a obtenção de húmus e de minhocas através das técnicas de minhocultura vertical em caixas e horizontal em colchões foram repassados aos cursistas, diferenciando os componentes, o volume de matéria-prima, o espaço e a mão-de-obra de ambos.
        Provenientes de norte a sul do país, os participantes deste Curso de Minhocultura buscavam por suporte técnico para subsidiar seus projetos de gerar um empreendimento em minhocultura, aproveitando tempo ocioso, propriedades e matérias-primas disponíveis.
        O casal de minhocultores, Raful e Roberta, que já possui um minhocário conduzido pela técnica Minhobed, participou do evento objetivado em adquirir mais conhecimento para ampliar sua criação, vertendo a prioridade de obtenção, de húmus para minhocas.
        Um participante observa um exemplar adulto de minhoca da espécie gigante-africana (Eudrilus eugeniae) com cerca de vinte centímetros que passou por uma regeneração anômala: no local da mutilação, surgiram duas caudas.
        Numa das bandejas, os participantes observam a diferença de formato, coloração, tamanho e estágio de desenvolvimento dos casulos de várias espécies de minhocas epigéicas com potencial de utilização na minhocultura.
        Dezenas de minhocários implantados pela Minhobox no Brasil e no exterior foram apresentadas na manhã de domingo, possibilitando aos participantes conhecer instalações diversificadas, matérias-primas diferentes e dimensões variadas de minhocários.
        Depois do curso, para dimensionarem seus minhocários, dois participantes do sul do país expuseram suas pretensões em empreender na minhocultura associadas com suas condições de disponibilidade de área e matéria-prima e possibilidades de investimento.
        Ao final do evento, o novo website da Minhobox foi apresentado aos participantes em primeira mão, lhes apresentando o funcionamento e as mudanças no aspecto visual, na interatividade com os usuários, na disponibilização dos artigos e na setorização dos assuntos.

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.