Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 9]
Ao longo do corpo, as minhocas possuem estruturas filamentosas inseridas em todos os seus anéis, exceto o último e, às vezes, no primeiro, em número de oito ou mais unidades por segmento. Embora a função primária destas cerdas seja a de locomoção, há espécies de minhocas que possuem estas estruturas adaptadas ao acasalamento.
A principal característica que distingue as três classes que compõem o filo dos anelídeos é justamente a quantidade de cerdas que possuem os corpos de seus representantes. Muito usado na denominação taxonômica, o idioma grego também lhes nomeou segundo essa condição. A classe Hirudinae, antigamente chamada de Achaeta, que significa sem cerdas, agrupa as sanguessugas, os anelídeos que não possuem cerdas. A classe Polichaeta é representada pelas minhocas marinhas que possuem o corpo revestido por muitas cerdas. A classe Oligochaeta, por sua vez, agrupa as minhocas terrestres que, relativamente, apresentam o corpo com poucas cerdas.
A disposição das cerdas nos anéis das minhocas é muito importante na taxonomia das minhocas, auxiliando na classificação e na identificação das espécies. Existem dois tipos básicos de arranjo: a disposição lumbricina, em que há quatro pares de cerdas por segmento, simétricas duas a duas, e a disposição periquitina, em que há mais de oito cerdas por segmento dispostas em anel.
Os pelos dos mamíferos são constituídos por queratina e possuem o papel primordial de promoverem o isolamento térmico. Essa duas condições já tornam os pelos incomparáveis às cerdas das minhocas.
Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.
Resposta certa: não
Ganhadora: Lara Rebonato
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 267]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 327]