Portal da Minhoca

Por quanto tempo vive uma minhoca? -- 6 dias, 6 meses ou 6 anos?

Há quem diga que a minhoca não deveria morrer por se considerar um organismo com especializações infalíveis de sobrevivência nos meios adversos por onde vive. A velhice, no entanto, se repete ao anelídeo como em todos os seres vivos e a morte também lhe é certa.

A determinação precisa do quanto vive uma determinada espécie de minhoca em seu habitat torna-se praticamente impossível. Há complicações para isolar e cercar a área aberta em que vive a minhoca observada. Mesmo com a possibilidade de identificá-las por artifícios de marcação, as minhocas ficam sujeitas aos ataques de predadores, às adversidades do meio e às injúrias pelas próprias escavações de acompanhamento.

Para anular estes empecilhos e determinar com exatidão a faixa de idade máxima que atinge uma minhoca, as observações feitas em condições laboratoriais conferem o melhor êxito. Controlando-se o abastecimento de alimento, reproduzindo-se a temperatura e umidade ideais de vida da espécie e protegendo-se completamente as cobaias contra o ataque de seus inimigos naturais, a longevidade da minhoca passa a ser determinável.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.

 

Resposta certa: 6 anos.

Ganhador: Luhan G. Orbieta Matos.