Portal da Minhoca

Até quanto pode medir a minhoca mais comprida do mundo? -- 1,20m, 2,30m e 3,20m?

O comprimento das minhocas é variável entre as oito mil espécies presumidas de existirem dispersas pelo mundo. Entretanto, os minhocuçus, nome que se dá às espécies de minhocas que medem mais de trinta centímetros no estágio adulto, são exclusivamente endogéicos, isto é, habitam o solo mineral, constroem túneis predominantemente horizontais e emergem à superfície para eliminar seus excrementos.

Gigantes ou diminutas, todas as minhocas possuem o corpo vermiforme por onde o intestino, a víscera alongada responsável pela absorção de nutrientes e que não é enrolada como em outras criaturas, se estende por mais de noventa por cento de seu comprimento.

No Brasil, há muitas espécies de minhocas gigantes, como o minhocuçu-mineiro (Rhinodrilus alatus) que vive no Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, e atinge até 1,50m.

A espécie mais comprida do mundo é a gigante-australiana (Megascolides australis), minhoca originária da região sul de Gippsland, em Victoria, na Austrália, tem o corpo cilíndrico de coloração predominantemente rosa acinzentada e a cabeça colorida em vermelho escuro. Quando adulto, esta minhoca pesa cerca de 400g, tem o diâmetro médio de 2cm e o comprimento de 1,5m, podendo atingir até 3,20m.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.

 

Resposta certa: 3,20m.

Ganhador: Max Alberto Almeida Brito.