Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca
O Minhodic é uma seção do Portal da Minhoca que reúne os significados dos verbetes mais comuns ligados às minhocas e à minhocultura, publicados bimestralmente na seção "Dicionário" do Jornal da Minhoca.

Letra O

  • Letra O
  • Verbetes iniciados em "O" relacionados com a terminologia particular da minhoca e da minhocultura.

OCTODRILUS COMPLANATUS - é uma espécie de minhoca geófaga, da família Lumbricidae, originária do sudoeste da Europa e anécica por viver no solo mineral e subir à superfície dele para se alimentar de detritos em decomposição. Caracterizada por sua cauda lanceolada, esta minhoca tem potencial na exploração comercial de iscas para captura de peixes grandes, por sua espessura, consistência e comprimento adequados, embora sem as melhores apropriações para uma criação intensiva.

OLIGOHÚMICA - é a classificação entre as espécies endogéicas que agrupa minhocas ocorrentes nas camadas inferiores do solo mineral providas de pouca matéria orgânica, sem pigmentação, constroem túneis horizontais extensos e têm comprimento superior a vinte centímetros. O minhocuçu mineiro, Rhinodrilus alatus, é uma espécie que representa bem a classe de minhocas endogéicas oligohúmicas.

OLIGOQUETA - classe dos anelídeos em que se agrupam cerca de quatro mil espécies de minhocas, habitantes de ambientes úmidos, de corpo cilíndrico, segmentado interna e externamente, monóicos, com clitelo secretando casulo para os ovos. Ao contrário de outros anelídeos, as minhocas têm poucas cerdas por segmento (gr. Oligos, pouco + chaete, espinho).

ONICÓFOROS - é a classe de artrópodes de corpo alongado, de sexos separados, extremidade proximal sem cabeça diferenciada, com duas antenas e papilas orais, que se locomovem por dezenas de patas curtas e com duas pequenas unhas apicais. De hábitos terrestres — vivem sob pedras e troncos caídos — os onicóforos surgiram há mais de 500 milhões de anos e são considerados o elo entre os artrópodes e os anelídeos.

ONÍVORO - é a designação que se dá ao animal que tem o hábito de se alimentar de substancias diversas de origem animal e vegetal. As minhocas são onívoras por comerem restos vegetais e animais em diferentes graus de decomposição assim com fezes animais e microorganismos, que são metabolizados por uma grande variedade de enzimas com as mais diversas afinidades contidas no intestino do oligoqueto.

OOTECA - é uma cápsula produzida pelo clitelo, também chamada de casulo que, de acordo com a espécie, varia em cor (verde, marrom, branco etc) e formato (arredondado, ovalado e de extremos afinados). A ooteca de vermelha da califórnia (Eisenia fetida), por exemplo, tem a cor esverdeada e permanece incubando 5 embriões por cerca de 21 dias.

OPISTOCYSTIDAE - é a família em que se agrupam pequenas espécies de minhocas aquáticas de reprodução assexuada por brotamento, com prostômio em forma de probóscide e cerdas dispostas em quatro tufos segmentares e espermatecas se localizando no segmento posterior ao dos ovários. Com clitelo anelar e três apêndices caudais ciliados, a espécie Opistocysta funiculus é uma representante desta família.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.