Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Minhocário 2688

  • Minhocário 2688
  • Implantado numa grande empresa, minhocário com noventa caixas produz 1,35 toneladas de húmus todo mês para adubar seus jardins e cultivos.

 

Em um auditório, antes da implantação do minhocário, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, prelecionou um curso aos funcionários envolvidos com as questões ambientais da empresa. Os assuntos eram pertinentes à destinação ecológica dos resíduos orgânicos gerados lá através da minhocultura, a transformação deles em substrato para as minhocas e a nova técnica que seria adotada de criação vertical em caixas, o Minhobox Air.

 

Logo após a preleção, os funcionários receberam um certificado que lhes atestava a competência de manejar o minhocário através da tecnologia industrial de minhocultura vertical em caixas, o Minhobox Air. Estes colaboradores da Nexa Resources estavam aptos também a reciclar os resíduos orgânicos produzidos pela empresa e lhes transformarem em húmus de minhocas para ser aplicado nos cultivos agrícolas e jardins de lá.

 

O minhocário foi instalado num galpão coberto com telhas de barro, que conferem excelente conforto térmico às minhocas, e com as laterais fechadas com tela metálica, protegendo-o contra o ataque de predadores, como as aves e pequenos mamíferos. A instalação fica estrategicamente localizada na empresa ao lado de um pátio, onde se permite tratar a matéria-prima, e próxima do viveiro, onde se pode utilizar o húmus na produção de mudas.

 

Para se aferir a umidade de oitenta por cento do substrato, ao invés de se utilizar um higrômetro, se relacionaram as medidas de peso e volume: uma amostra de dez litros do substrato com o devido umedecimento prévio pesou nove quilos, usando uma balança de mola. Nessa medição, é importante que o substrato seja composto por grânulos de diâmetro médio de dois centímetros, o que lhe confere porosidade e elevada oxigenação.

 

No dia da implantação, iniciou-se o povoamento do minhocário: em cada UPH (Unidade de Produção de Húmus) foi inoculada uma colônia humificadora numa das seis caixas que a compõem. Este procedimento foi repetido com intervalos de cinco dias até que cada UPH ficasse povoada com cinco colônias. A sexta caixa ficaria vazia para receber a passagem das minhocas da primeira inoculação, quando completasse vinte e cinco dias de humificação.

 

O minhocário se constitui de quinze UPH's (Unidade de Produção de Húmus) da técnica Minhobox Air, compostas por noventa caixas que produzem uma tonelada, trezentos e cinquenta quilos de húmus, todo mês. Este criatório requer um pátio de vinte metros quadrados para preparar dois mil e setecentos litros de substrato consumidos mensalmente, ocupa o espaço de dez metros quadrados e utiliza a mão-de-obra de um único funcionário.

 

Os colaboradores da Nexa também conheceram o Minholix, o reciclador biológico de resíduos orgânicos para indoor e obtiveram conhecimentos sobre como manejá-lo. Essa aquisição paralela da empresa, que seria instalado num escritório, teve o objetivo de conscientizar seus funcionários sobre a importância da reciclagem de resíduos orgânicos e de lhes permitirem dar destinação ecológica aos seus próprios restos de alimentos.

 

O minhocário anteriormente implantado pela Minhobox no início de 2005 era composto por caixas fabricadas em vacuum forming e conduzido pela segunda geração da tecnologia de minhocultura em caixas. Este minhocário foi substituído por recipientes fabricados em rotomoldagem, com aprimoramentos que deixaram a terceira geração da tecnologia mais produtiva e mais favorável à atividade das minhocas e ao manejo do minhocultor.

 

As fotos mostram dois momentos em que Afrânio Augusto Guimarães interagiu com o brilhante e saudoso empresário Antônio Ermírio de Moraes e sua empresa: ao receber o diploma de zootecnista de suas mãos na Universidade Federal de Viçosa, em como paraninfo, em 1991, e três décadas depois, implantando um minhocário para reciclar os resíduos orgânicos do refeitório de uma das unidades de sua eterna Votorantin.

 

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 83 - março de 2020
Atualizada em julho de 2022
  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]