Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Lança-cinza

  • Lança-cinza
  • Ideal para isca, esta minhoca com rabo em forma de lança tem papel importante nos campos e lavouras da Europa e do Norte da África.

Originária da região sudoeste da Europa, a Octodrilus complanatus se disseminou intensamente pelo resto do continente e na região Norte da África, habitando, principalmente as áreas menos arborizadas, como as pradarias e pastagens. Por se tratar de uma espécie relativamente grande e formar populações numerosas em solos agrícolas, esta minhoca é importante por definir a composição e estrutura do solo através da atividade de escavação, da reciclagem de resíduos orgânicos e da deposição de coprólitos na superfície.

Embora se desconheça alguma denominação pela qual esta minhoca seja vulgarmente tratada, o nome sugerido de lança-cinza faz alusão ao formato lancelolado de sua cauda e à cor predominante desta espécie.

Como a maioria das espécies de minhocas, a lança-cinza até pouco tempo era biologicamente ignorada, impelindo os estudiosos em oligoquetas da Universidade de Vigo, Fernando Monroy e José Angel Gago, orientados por Jorge Dominguez, a definirem seu ciclo de vida e seu potencial reprodutivo, conhecimentos importantes para se avaliar a atividade desta minhoca nos agrossistemas.

Nestes experimentos, exemplares maduros de Octodrilus complanatus foram capturados de milharais da Galícia, na Espanha, e acondicionados em potes plásticos preenchidos com a terra de onde viviam e superficialmente cobertos com esterco bovino, sob condições laboratoriais de temperatura e umidade do substrato controladas: 20º C e 25%, respectivamente. Periodicamente, foram feitas quantificações de casulos, pesagens durante o desenvolvimento e observações da maturidade sexual, que estipularam as seguintes informações numéricas: o período de incubação de 66 dias, 1 filhote por casulo, eclodibilidade de 55%, taxa reprodutiva de 52 casulos por minhoca por ano, peso do casulo de 92mg, comprimento do casulo de 9,2mm, largura do casulo de 4,8mm, tempo da eclosão à maturidade sexual de 150 dias, peso ao atingir a maturidade sexual de 6g e peso de desenvolvimento máximo de 8 g aos 210 dias.

 

CICLO DE VIDA - Octodrilus complanatus

 

Algumas características da lança-cinza a habilitam a ser uma isca ideal para pesca. É uma minhoca uniformemente espessa ao longo de todo o seu corpo, permitindo ao pescador o uso dela em anzóis mais grossos, apropriados para a captura de peixes maiores. Associado a este predicado, seu comprimento é outro fator propício à utilização em pescarias: compridas e espessas, estas minhocas podem ser fragmentadas gerando vários pedaços uniformes. Em se tratando de uma espécie anécica, seu conteúdo intestinal fica parcialmente preenchido por partículas de terra ingeridas dos extratos mais profundos do solo que habita em alternância com as camadas superficiais do solo, mais providas de matéria orgânica. Esta condição, que não possuem as espécies epigéicas, tipicamente molengas, lhe confere consistência especial que a mantém bem fixada ao anzol. Além destas particularidades, a lança-cinza é uma minhoca que tolera bem às adversidades da embalagem, sobrevivendo dentro de pequenos potes pelo tempo maior exigido pelas pescarias mais prolongadas.

 

Entretanto, em não se tratando de uma espécie detritívora, a lança-cinza apresenta restrições fisiológicas que diminuem seu potencial de adoção na minhocultura. A alimentação que encontra por onde naturalmente se desloca esta minhoca, menos provida de matéria orgânica, e a atividade sazonal definida pelas condições climáticas das regiões em que é endêmica, determinaram a especialização de seu ciclo de vida: o período de incubação e o alcance da maturidade sexual são relativamente extensos se comparados aos das espécies exploradas comercialmente. Nas melhores condições de temperatura e umidade, um casulo de gigante-africana (Eudrilus eugeniae), por exemplo, tem período de incubação de dezessete dias, muito menos que os sessenta e seis dias requeridos para haver a eclosão de um casulo da lança-cinza (Octodrilus complanatus). A quantidade de embriões por casulo é outro fator determinante na prolificidade de minhocas: de um casulo da lança-cinza, só nasce um filhote, menos do que a quantidade mínima de três filhotes que eclodem dos casulos das espécies tradicionalmente exploradas na minhocultura. A aclimatização do minhocário certamente oneraria os custos de produção e impediria de se lançar um produto com preço módico e concorrente ao das iscas alternativas.

 

Num minhocário de colchões plásticos implantado pela Minhobox em Tenerife, se pôde verificar a preferência natural da lança-cinza por se distribuir nas camadas do solo. Introduzida antropologicamente nas Ilhas Canárias, esta espécie, tipicamente anécica, habita o solo mineral e recorre à superfície para se alimentar de resíduos orgânicos decompostos, onde são mais abundantes. Numerosos exemplares desta minhoca foram encontrados ao lado do Minhotúnel, o abrigo plástico fornecido e montado pela Minhobox, na base das leiras de esterco bovino dispostas diretamente sobre o terreno, de onde emergiam. Durante alguns anos, algumas destas minhocas fizeram parte do biotério da empresa, em que se investigaram as possibilidades de introdução desta espécie na minhocultura.

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 65 - março de 2012
Atualizada em abril de 2022

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]