Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Gigante Australiana

  • Gigante Australiana
  • Com 3,30m, a minhoca em extinção gigante-australiana já assustava trabalhadores que desbravavam a Austrália para construir a rede férrea.

História

Por volta de 1878, quando se iniciou o povoamento da região sul de Gippsland, em Victoria, na Austrália, os trabalhadores da rede ferroviária do país, que desmatavam as florestas densas de enormes eucaliptos, se deparavam temerosamente sempre com gigantescas cobras: eram simplesmente as dóceis minhocas gigante-australiana. Conhecida lá como GGE (Gippsland Giant Earthworm), a minhoca gigante de Gippsland, região em todo o mundo onde somente é encontrada, foi, segundo boatos, o bicho de estimação de um rei de Oslow. Acreditava a população da época que a minhoca gigante era obra de alguém que grudava extremidades de várias outras espécies de comprimento menor, formando o tal verme muito extenso.

Características

A minhoca gigante-australiana, Megascolides australis, que tem o corpo cilíndrico de coloração predominantemente rosa-acinzentada e a cabeça colorida em vermelho escuro, tem em média quando adulta, o peso de 400g, o diâmetro de 2cm e o comprimento de 1,5m, podendo atingir até 3,30m. Vivendo em locais úmidos como às margens de pequenos rios, enterradas em covas de 1,5m de profundidade, subindo próximo da superfície em meses de maior umidade. A minhoca da família Megascolides, a qual pertence também o restante das outras espécies nativas da Austrália, quando assustada, retrai-se imediatamente para dentro de suas covas, provocando um barulho de sucção, similar ao de água escoando pelo ralo de uma banheira. Em seu habitat, em condições normais, são encontradas em número de dois espécimes adultas da GGE por cada metro cúbico de solo, quantidade proporcionalmente muito maior que a população de minhocas jovens habitantes do mesmo local. Isto sugere que a minhoca gigante-australiana tem grande longevidade e gasta a maior parte de sua vida no estágio adulto. Estudos comprovaram que elas levam cerca de cinco anos para atingir a maturidade e só procriam quando alcançam o peso máximo. A reprodução ocorre somente na primavera e verão e, mesmo assim, quando as condições, principalmente de umidade, estão favoráveis.

Depois da cópula, a minhoca gigante-australiana, deposita seus casulos numa cova mais rasa, ramificada da principal, com uns 20cm de profundidade. De um casulo geralmente amarelado, com 4 a 8cm de comprimento e pesando cerca de 9g, após tempo de incubação médio de 14 meses, sai apenas um filhote, que leva até uma semana para se livrar da casca.

Preservação

Incluída na lista de animais ameaçados de extinção pelo IUCN, União Internacional de Conservação da Natureza, a minhoca gigante-australiana vive em declínio populacional numa área bem restrita de cem hectares. O vasto desmatamento para criações intensivas — a Austrália tem um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo — os freqüentes cultivos do solo, incluindo a gradagem e o uso de fertilizantes, fez com que a GGE refugiasse até mesmo em beiradas úmidas de rodovias, bem distintos do habitat original em margens de córregos de florestas fechadas. Há, no entanto, programas de preservação da minhoca gigante-australiana liderado pelo WWFN, órgão mundial que desembolsa recursos para preservação da natureza, e o Museu de Victoria, que mantém pesquisas para preservação de espécies invertebradas. Ambos conscientizam a população da região e, em especial, os fazendeiros locais, a manejarem corretamente suas terras revegetando margens de rios e a conservarem suas reservas vegetais, onde sobrevive a maioria dos exemplares.

Espécies gigantes de minhocas com características similares às da gigante-australiana, também ameaçadas de extinção, são encontradas em determinadas regiões do Brasil: o Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, os arredores de Cuiabá, em Mato Grosso, as imediações de Rio Claro, em São Paulo e a Amazônia abrigam os minhocuçus progressivamente capturados para servirem de iscas para pesca. Depois de extraídos principalmente por escavações, espéciemes de minhocuçus ainda jovens, com comprimento médio de vinte a trinta centímetros, são comercializados a pescadores a preços elevados de até vinte reais a dúzia, dependendo da época. A venda do minhocuçu constitui, apesar da sazonalidade, numa razoável fonte de renda à população carente que reside nas circunvizinhanças de seu habitat. Ao mesmo tempo, a captura descontrolada significa em risco à sobrevivência dos minhocuçus, agravado pela falta de conscientização e pela inexistência de programas de preservação.

 

Nome vulgar:
gigante-australiana, GGE
Nome cientifico: 
Megascolides australis
Cor:
rósea acinzentada
Idade à maturidade:
5 anos
Longevidade:
10 anos
Habitat: 
margens de córregos
Comprimento:
 filhote = 10cm
 adulta media = 1,5m
 adulta = 3,3m
Casulo:
 comprimento = 4 a 8cm
 filhotes = 1
 peso = 9g
 cor = amarelada
 incubação = 14 meses

 

Gigante Australiana

 

O nome vulgar dado à minhoca gigante-australiana, GGE (Gippsland Giant Earthworm), se deve à região originária dessa espécie, Gippsland, localizada no estado de Victoria, ao sul da Austrália.

 

 

Gigante Australiana

 

O Museu de Victoria mantém exemplares fixados da espécie Megascolides australis, coletados desde quando foi cientificamente descrita pelo professor Frederick McCoy, em 1878.

 

 

Gigante Australiana

 

Programas de preservação foram estabelecidos para manter sobreviventes os poucos exemplares da minhoca gigante-australiana numa área protegida de seu habitat com cem hectares.

 

 

Gigante Australiana

 

Com comprimento médio de oito centímetros, o alongado casulo da minhoca gigante-australiana gera um único filhote depois de um período extenso de quatorze meses de incubação.

 

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 8 - janeiro de 1998
Atualizada em janeiro de 2022
  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]