Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

Cobra-de-duas-cabeças

  • Cobra-de-duas-cabeças
  • Sempre encontro a cobra-de-duas-cabeças nas imediações do meu minhocário. Ela pode consistir num risco à criação de minhocas?
    Júlio César A. da Cunha - Belo Horizonte, MG

A cobra-de-duas-cabeças é um réptil escamado da família dos anfisbenídeos que possui o corpo alongado e cilíndrico e a cauda arredondada, parecida com a extremidade da cabeça, semelhança que lhe justifica o nome vulgar. De olhos bem pequenos, quase imperceptíveis e cobertos com uma pele, este anfisbenídeo é também, por isto, conhecido como cobra-cega. Habitante dos extratos superiores do solo, a cobra-de-duas-cabeças é um exímio escavador e perfura a terra fazendo movimentos com a cabeça de um lado para o outro: seu crânio, bem duro, em forma de pá, é especializado às escavações e forma túneis para se deslocar e buscar por seu alimento, principalmente.

Além de insetos edáficos com que se depara nas suas galerias, a cobra-de-duas-cabeças se alimenta de minhocas e, por isto, tem importância na minhocultura. A ação predatória nos criatórios, entretanto, é dependente do método de criação, já que sua habilidade de deslocamento é restrita às escavações no solo e, raramente, caminha por sobre ele. Assim, esta condição só deixa vulneráveis os minhocários em canteiros que não tiverem o fundo cimentado.

No Minholab, alguns exemplares de cobra-de-duas-cabeças são mantidos em potes para servirem de instrumento pedagógico nos cursos de minhocultura realizados pela empresa. Tamanha é a preferência por minhocas que os ansfisbenídeos se alimentam avidamente de numerosos exemplares de violeta-do-himalaia (Perionyx excavatus) fornecidos semanalmente no laboratório da Minhobox.

 

A espécie de cobra-de-duas-cabeças, endêmica da Região Sudeste do Brasil, Leposternon microcephalum, é confundida com minhocuçus, não é venenosa, mas pode ser agressiva ao morder com seus dentes afiados. Deixando trincas na superfície do solo por onde se desloca, as anfisbenas se alimentam de minhocas que encontrarem em seus túneis.

 

Embora predadora, a anfisbena pode ocorrer nas proximidades do minhocário e ser impossibilitada de atacar as minhocas. Inapta a escalar, o réptil não atinge o conteúdo das caixas do Minhobox suspensas em estantes (1). Incapaz de perfurar o plástico espesso dos colchões, a cobra-de-duas-cabeças não chega às minhocas criadas no Minhobed (2). Nos canteiros (3), a anfisbena não acessa à presa se o fundo deles estiver pavimentado.

 

Afrânio Augusto Guimarães – zootecnista / MINHOBOX
Jornal da Minhoca - edição 72 - fevereiro de 2016
Atualizada em novembro de 2018
  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.