Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Aves na Minhobox

  • Aves na Minhobox
  • Numerosas aves convivem na empresa, nidificando ou atraídas por alimentos encontrados na matéria-prima, no minhocário e nos jardins.

Embora a produção da Minhobox esteja sediada no perímetro urbano de Juiz de Fora (MG) e ladeada por empresas de diversas atividades que nem sempre apresentam atrativos para o surgimento de aves — a arborização e jardinagem inexistentes e a poluição sonora e do ar são típicas de distritos industriais — é impressionante como são expressivas a quantidade e diversidade de aves ocorrentes na Minhobox. 

Até o momento, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, estudioso inveterado da ornitologia enquanto a minhocultura lhe deu prazo, já catalogou 19 espécies de aves de 15 famílias que freqüentemente visitam as dependências da empresa para buscar alimentos e até nidificar. 

 

        Em vôos repetidos e curtos com voltas para um mesmo mamoeiro, o suiriri (Tyrannus melancholicus), que raramente vai ao solo, pássaro da mesma família do bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), captura insetos que planam sobre as leiras de esterco bovino, onde se alimentam e reproduzem.
        Um beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) foi flagrado num monte de resíduos orgânicos recém-chegados à produção e sem ainda ter sido enleirados, buscando por pequenas moscas que compõem a suplementação protéica de sua alimentação.
        Diariamente, um bando de anus-brancos (Guira guira), uma espécie gregária e insetívora que freqüenta as matas e cerrados do Brasil, perambulam entre os colchões dentro dos túneis plásticos onde podem se deparar com pequenos grilos e gafanhotos, seus alimentos favoritos.
        A alimentação de pica-paus não se restringe aos insetos que habitam o interior de troncos de árvores: freqüentemente nos gramados da Minhobox, numerosos pica-paus-do-campo (Colaptes campestris) caçam formigas e cupins para se sustentarem.
        Cada vez mais populoso nas urbanizações, o canário-da-terra (Sicalis flaveola) também é uma das espécies que circunda em bando na Minhobox pelos jardins e montes de esterco caçando insetos na fase adulta e larval para complementar sua dieta predominantemente granívora.
        Aproveitando a etapa de transferência das minhocas nos sistema de minhocultura Minhobed, um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), a ave-símbolo do Brasil, aproveita para colher alguns exemplares que se tornam vulneráveis num colchão humificado. Minhocas são imprescindíveis à nutrição de seus filhotes.
        Famosa por habitar quintais e varandas de residências, a garrincha (Troglodytes aedon) é um pássaro que também visita o minhocário da Minhobox assiduamente: com vôos rasteiros e rápidos entremeados com seus cânticos característicos, esta ave se introduz por debaixo da capa dos colchões em busca de pequenos insetos.

 


         Um casal de quero-queros (Vanellus chilensis) não se intimidou a construir o ninho, chocar e tratar de seus filhotes bem em frente ao galpão principal da Minhobox. Estas aves, habitantes assíduos de campos abertos, como os gramados de futebol, e muito agressivos durante a reprodução, atacavam os funcionários da empresa quando precisavam se aproximar deles na época.

  

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.