Portal da Minhoca

Palestra na UNEMAT

  • Palestra na UNEMAT
  • Zootecnista da Minhobox preleciona sobre a produção industrial de iscas em colchões plásticos em universidade brasileira de região pesqueira.

Durante os dias 3 e 4 de agosto de 2012, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães prelecionou sobre a "Produção industrial de iscas através do sistema de minhocultura em colchões plásticos, o Minhobed" na UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) no evento "Bioalternativas no Brasil da Megadiversidade". 

Sob a coordenação geral da Prof. Dra. Marfa Magali Roehrs, o encontro realizado no campus da cidade mato-grossense de Barra do Bugres abordou alternativas sustentáveis de desenvolvimento, procedimentos racionais de paisagismo urbano, soluções ecológicas contra o impacto ambiental, os prejuízos à saúde humana e à natureza decorrentes da aplicação desordenada de agrotóxicos. 

Dentro do contexto sócio-ecológico do encontro, a palestra da Minhobox propôs, por um lado, uma alternativa de dar ocupação lícita aos capturadores e vendedores de iscas, financeiramente desfavorecidos e, por outro lado, de preservar os minhocuçus, espécies nativas ameaçadas de extinção e protegidas pelo IBAMA, propondo uma espécie exótica, já integrante da fauna doméstica brasileira e, por isto, permissível de ser explorada comercialmente.

 

        A palestra repassou a técnica Minhobed priorizada para produção de minhocas, enfatizando o tratamento da matéria-prima, a setorização do minhocário, os artifícios para o incremento reprodutivo, o controle zootécnico, a seleção e embalagem de iscas.
        A palestra exemplificou com um minhocário constituído por 3 UPMs (Unidades de Produção – Minhocas), com 30 colchões, abrigado num galpão de 180m², que consome 1 único funcionário, se supre de 10m³ de resíduos orgânicos tratados, produz 250kg de minhocas e 5 ton de húmus todo mês.
        Durante os dois dias do evento, os estudantes da UNEMAT e a população barra-bugrense compôs a platéia numerosa que lotou o auditório do Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, interessados nas explanações ecológicas.
        Dentre os ilustres palestrantes, destacou-se o médico sanitarista Wanderlei Pignati, que enfatizou as poluições ao meio ambiente e as intoxicações agudas e crônicas nos moradores da região ocasionadas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na cadeia produtiva do agronegócio.
        O membro da ONU, UNESCO e Instituto de Direitos Humanos, Gilbert Scharnik, destacou com brilhantismo os direitos humanos no modelo de desenvolvimento econômico e a questão de gênero na agricultura familiar.